Eu já passei por isso. Fui fumante durante vários anos e há aproximadamente 8 anos eu consegui parar de fumar definitivamente.
Senti na pele as dificuldades de largar o cigarro de uma vez, abruptamente. A irritação, a ansiedade, a instabilidade de humor, o descontrole em relação à alimentação. Tudo isso é “normal” para quem para de fumar sem se preparar, sem aumentar o conhecimento sobre os efeitos que a nicotina causa no próprio organismo e os meios de contorná-los.
Eu fui descobrindo os atalhos aos poucos, conforme sofria. E hoje, posso dizer o que funcionou e o que não funcionou para mim durante todo esse processo.
Acompanhei amigos que se espelharam na minha atitude de parar de fumar e digo com toda a certeza, substituição não é solução!
Não adianta tomar medicamentos tarja preta, mascar chicletes, colar adesivos, fumar cigarro eletrônico e se iludir que com isso o processo de parar de fumar vai acontecer como um milagre! Parar de fumar é possível à medida que conseguimos mudar o nosso estado mental, quando passamos a não desejar o próximo cigarro, independentemente da circunstância que estamos vivendo.
Quando procuramos um “milagre” para parar de fumar, geralmente estamos depositando toda a fé em terceiros, sejam eles os médicos que prescrevem calmantes e ansiolíticos ou nas alternativas disponíveis nas farmácias e mercados, os repositores de nicotina. Além de gastar uma pequena fortuna, a maioria dos fumantes que vão por esses caminhos acabam voltando a fumar. Apenas 5% das pessoas que tentam parar de fumar conseguem permanecer assim depois de 1 ano.
Então como parar de fumar definitivamente?
Para alcançar o sucesso, primeiro precisamos criar o cenário desejado em nossa mente. Precisamos imaginar e sentir como seria a nossa vida com esta questão resolvida, com muita criatividade. Mas você pode me dizer que isso é fácil, você consegue se imaginar sem fumar mas isso não adianta e a vontade de fumar vem. Eu concordo, esse é o passo inicial mas não é o único que determinará seu êxito. Você precisa criar mecanismos que sirvam como combustível para manter este quadro permanente na sua mente, e usá-lo como filtro para cada momento da sua vida que você tiver que escolher entre um cigarro, ou não.
Eu acabei de escrever um livro, com estratégias e técnicas poderosas para ajudar quem realmente quer parar de fumar. Se você quiser ler os primeiros capítulos, inscreva-se aqui.
Se tiver alguma sugestão sobre algum tema relacionado ao tabagismo, por favor deixe seu comentário.
>> Link para inscrever-se e receber a amostra do livro em seu e-mail <<
Leave a Reply